Entre em contato

Política

Aliados de Marconi Perillo (PSDB) são denunciados por desvios de dinheiro na Saneago

Publicado

on

O Ministério Público Federal, por meio do Núcleo de Combate à Corrupção, ofereceu denúncia contra o presidente licenciado do PSDB em Goiás, Afreni Gonçalves, e mais 34 pessoas envolvidas na chamada “Operação Decantação”, que desarticulou uma organização criminosa responsável pelo desvio de cerca de R$ 5,2 milhões em recursos federais a partir da Saneamento de Goiás S.A. – Saneago, empresa pública do estado de Goiás. A denúncia é assinada pelo Procurador da República em Goiás, Mário Lúcio Avelar.

Além de Afreni, que ocupava o cargo de Diretor de Expansão da Saneago, foi denunciado também José Taveira Rocha, que até então ocupava o cargo de presidente da estatal. Os dois chegaram a ser presos temporariamente pela Polícia Federal e ao deixarem a prisão foram afastados de seus cargos.

De acordo com o MPF dirigentes e colaboradores da Saneago promoveram licitações fraudulentas mediante a contratação irregular de uma empresa de consultoria denominada Naeng Engenharia S.S., para dar àquela suporte técnico quando da elaboração de projetos, composição de orçamentos, avaliação de propostas e exame de licitações. Com isso, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal, teriam sido desviados para pagamento de propinas e dívidas de campanhas políticas.

Segundo a denúncia, o esquema criminoso vinha agindo há muitos anos na estatal goiana, causando reais prejuízos à população, a exemplo da construção interminável do Sistema de Abastecimento de Água de Corumbá IV e da Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município de Goiânia, Sistema Meia Ponte. Para que a organização criminosa alcançasse sucesso e pudesse praticar crimes ao longo dos anos, foi necessária a formatação de uma base empresarial, burocrática, técnica e política que desse sustentação aos atos criminosos.

Leiam a íntegra da denúncia clicando aqui

Continue Reading

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.