Alunos de Administração da FACE/UFG participam de seminário.

0

Sob a coordenação do Professor Emílio Facas, os alunos do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia – FACE, da Universidade Federal de Goiás, campus Goiânia, participam de Seminário, cujo tema é Trabalho e Saúde no contexto organizacional. As apresentações, que fazem parte de atividade avaliativa da disciplina de Psicologia das Organizações, tiveram início no último dia 27 de maio e se encerrarão no próximo dia 17 de junho.

A turma foi dividida em grupos e cada um deles abordará um tópico relacionado ao tema principal, tais como: qualidade de vida no trabalho; distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho; sofrimento no trabalho, estresse e burnout, além de assédio moral nas organizações e depressão e suicídio relacionados ao trabalho, tema que ainda é cercado de muitos tabus e evitado pela maioria das organizações.

Para Álvaro Tamoyo e colaboradores, em “cultura e saúde nas organizações”, o trabalho vem se tornando cada vez mais central na vida das pessoas e essa centralidade traz consequências paradoxais para a integridade física, psíquica e social dos trabalhadores: de um lado o trabalho assume papel essencial para assegurar a saúde, de outro, dependendo dos contextos nos quais ele se insere, contribui para o adoecimento do trabalhador. Quando o trabalho assume o sentido de algo penoso, que causa mal-estar, podem ocorrer determinadas patologias sociais que se alastram coletivamente, promovendo patologias individuais.

Emílio Peres Facas, professor da disciplina, é Psícologo, Doutor  em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília com período sanduíche em Université Catholique de Louvain, Bélgica e Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás.

 

Sobre o autor

Graduando em Administração de Empresas pela UFG - Campus Goiânia, crítico das práticas politiqueiras e absolutamente intolerante a corrupção. @regesmaia

Comments are closed.