Connect with us

Política

Câmara dos Deputados vai ao STF para manter mandato de Paulo Maluf

Published

on

Condenado pela primeira Turma do Supremo Tribunal Federal pelo crime de lavagem dinheiro a 7 anos de prisão e a perda do mandato, o deputado federal Paulo Maluf ganhou um grande aliado para tentar manter-se deputado. A Mesa Diretora da Câmara Federal entrou no STF com ação contra a perda do mandato do deputado.

De acordo com a Câmara, a decisão da Primeira Turma no julgamento de ação penal viola princípios da separação de poderes e da segurança jurídica.

No dia 19 de dezembro do ano passado, o Ministro Edson Fachin, do STF, determinou que Paulo Maluf começasse a cumprir a pena a que foi condenado em maio de 2017. Na última segunda-feira, 19, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afastou o deputado do PP-SP do mandato.

Para Rodrigo Maia, porém, a perda do mandato de um parlamentar só pode ser determinada pelo plenário da Casa. Por isso, a ação questionando a quem cabe a decisão final sobre a cassação do mandato de deputados é uma medida que se impõe para preservar a autonomia do legisaltivo.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar. Shared By Fancy Text Generator