Crime eleitoral: José Eliton, vice-governador de Goiás, faz campanha extemporânea.

0

O vice-governador de Goiás, José Eliton Jr, escancarou sua campanha eleitoral para governador em 2018 no facebook. Em vídeo postado na sua página, Eliton conclama os internautas a marcarem seus amigos na postagem. “Se você tem um amigo, destemido e trabalhador, igual ao Zé Eliton, marque ele aqui”, diz a chamada para o vídeo, que exibe uma vinheta do “Zé Trabalhador” e ao fundo o áudio “Zé amigo, destemido, Zé Eliton Trabalhador”. Ao final, uma claque grita: “Zé Eliton, governador”.

A postagem está no ar desde o último dia 30 e já foi visto por cerca de 1,1 mil pessoas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, uma propaganda eleitoral irregular é caracterizada pela divulgação de qualquer peça que exalte a qualidade do possível candidato antes do período permitido pela lei eleitoral vigente. Ainda de acordo com a lei, a irregularidade independe, também, de o beneficiário vir a se tornar candidato futuramente ou não. O crime, portanto, se materializa quando da veiculação dessa propaganda, como o é o caso da postagem do vice-governador.

José Eliton já vem sendo questionado por sua atuação no programa “Goiás na Frente”, que teria a finalidade de firmar convênios com prefeituras do interior goiano. Para a oposição, Zé Eliton aproveita os recursos do Estado para fazer sua propaganda e se apresentar como candidato ao governo de Goiás, tirando proveito da distribuição de verbas públicas.

Assista o vídeo postado nas redes do vice-governador ou o veja direto no facebook

 

Sobre o autor

Graduando em Administração de Empresas pela UFG - Campus Goiânia, crítico das práticas politiqueiras e absolutamente intolerante a corrupção. @regesmaia

Comments are closed.