Iris Rezende se emociona em homenagem da TV Serra Dourada


Considerado um dos maiores nomes da política nacional, o prefeito de Goiânia está completando 60 anos de vida pública, iniciada com a eleição para vereador, em 1958. De lá pra cá, já foi deputado estadual, governador por duas vezes, senador, ministro de Estado e prefeito da Capital por quatro mandatos

0

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado (MDB), foi homenageado hoje, 19, em uma reportagem especial do Jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada. Sem saber que se tratava de um programa especial, Iris Rezende ficou visivelmente emocionado com as cenas exibidas durante o jornal. Os apresentadores, Jordevá Rosa e Luciana Finholdt, levaram o prefeito da Capital às lágrimas quando chamaram depoimentos de pessoas lembrando a importância do emedebistas em suas vidas.

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis, então distrito de Pires do Rio, e veio para Goiânia aos 16 anos. Iniciou sua carreira política no grêmio estudantil da Escola Técnica de Campinas e foi eleito vereador em 1958. Em 1962, foi eleito deputado estadual e ocupou a presidência da Assembleia Legislativa. Em 1965, ganhou a eleição para prefeito e, preocupado com a condição de moradia de muitos goianienses, construiu a Vila Redenção, Vila Canaã, Vila Alvorada e Vila União.

Em 1969, por força do Ato Institucional nº 5 (AI-5), editado pelo General Artur da Costa e Silva, Iris teve o mandato de prefeito cassado e seus direitos políticos suspensos até 1979. Em 1982, carregado nos braços do povo, Iris Rezende foi eleito governador do Estado com 78% dos votos.

Em 1983, Iris comandou o maior mutirão da história humana, onde construiu mil casas em um único dia. Em 1984, junto com Ulysses Guimarães e Tancredo Neves, o emedebista comandou o grande comício das Diretas Já em Goiânia, onde falou para mais de 300 mil pessoas, bradando por eleições diretas para presidente da República.

Iris Rezende foi também Senador da República, Ministro da Agricultura e da Justiça e novamente governador de Goiás no período de 1991-1994. Foi eleito prefeito de Goiânia pela segunda vez em 2004 e reeleito para o terceiro mandato em 2008. Em 2016, aos 83 anos, foi novamente eleito prefeito da Capital com quase 58% dos votos válidos.

Vejam o vídeo da reportagem

 

Sobre o autor

Graduando em Administração de Empresas pela UFG - Campus Goiânia, crítico das práticas politiqueiras e absolutamente intolerante a corrupção. @regesmaia

Comments are closed.