Entre em contato

Política

Leniência da oposição foi fundamental para que presidente da Alego
arquivasse pedido de impeachment de Marconi Perillo.

Publicado

on

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Deputado Helio de Sousa, arquivou hoje, 30/05, o pedido de impeachment do Governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), protocolado no último dia 18 de maio pelo Deputado Major Araújo (PRP). Helio de Sousa alegou que não haviam elementos para a admissibilidade do pedido. Araújo, em discurso proferido no plenário, garantiu que vai recorrer ao judiciário para que o pedido seja admitido pela mesa diretora, já que, segundo ele, não cabe ao presidente da Casa nenhum juízo de admissibilidade, mas tão somente dar prosseguimento ao processo para que o plenário decida sobre tal questão, conforme determina o artigo 181 e parágrafos do Regimento Interno da Alego.

Os fundamentos que embasaram o pedido de impeachment de Marconi Perillo são os mesmos que os deputados federais usaram para processar o impedimento da Presidente Dilma Roussef. “Com base em documentos que comprovam as pedaladas fiscais por parte do governador do Estado de Goiás, Marconi Ferreira Perillo Júnior (PSDB); com a sentença do Meritíssimo Juiz de direito da 3ª Vara da Fazenda Pública do Estado de Goiás, Dr. Élcio Vicente da Silva, tal como, com os fundamentos nos artigos 38, inciso V, da Constituição do Estado de Goiás; e no artigo 4º, inciso V, bem como no artigo 9º, itens 4 e 7, todos da Lei nº 1.079/1950 apresento o pedido de impedimento constitucional ao governador Marconi Perillo, assim como a inabilitação para exercer função pública, pelo prazo de cinco anos”, explicou o deputado.

Tão grave quanto a atitude do presidente da Assembleia, que descumpriu o que preceitua o Regimento da Casa, foi a atitude da oposição como um todo. Em nenhum momento deputados oposicionistas, com exceção do próprio Major Araújo, se empenharam para que o regimento fosse cumprido e o processo fosse recebido pela Mesa Diretora, o que facilitou a atitude intempestiva do Presidente Helio de Sousa. Com a imprensa muda e a oposição omissa, os governistas da Assembleia não tiveram maiores problemas para o arquivamento do pedido que, diferentemente do que alega Helio de Sousa, está sim embasado em fatos contundentes e passíveis de impedimento do Governador do Estado.

Vejam, na íntegra, o pedido protocolado pelo deputado Major Araujo

 

Continue Reading

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.