Ministério Público de Goiás lança livro que resgata a memória da instituição


A obra é uma coletânea de entrevistas com 17 procuradores e promotores de Justiça aposentados – alguns deles já falecidos – que contribuíram para construir a história do MP de Goiás.

0

Uma solenidade na manhã desta sexta-feira (30/11), no edifício-sede do Ministério Público de Goiás, marca o lançamento de mais um livro que busca resgatar as memórias da instituição. Organizada pelo chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Jales Guedes Coelho Mendonça, a obra “O MP na Comarca: Exército de um Homem Só” é o primeiro produto entregue pelo Memorial do MP-GO, órgão instituído pelo procurador-geral, Benedito Torres Neto, em agosto do ano passado, com a finalidade de proteger a memória institucional e preservar o acervo documental e patrimonial catalogado pelo MP.

O livro traz relatos de 17 promotores e procuradores de justiça entrevistados ao longo de 2007 e 2008, dentro da proposta de resgate da história institucional do Projeto Memória, que resultou numa primeira publicação, o livro Memória do Ministério Público em Goiás.

Registradas em vídeo, essas entrevistas trazem depoimentos que iluminam a construção da identidade do MP-GO, a partir do espírito pioneiro e desbravador de homens e mulheres que enfrentaram adversidades e percalços na sua jornada diária de busca pela justiça no século 20.

Histórias espetaculares vividas pelos promotores e procuradores de justiça são narradas no livro, como as que retratam o difícil trabalho exercido pelo promotor de justiça João Neder (foto), falecido em 2014 aos 80 anos.

Mineiro de nascimento, João Neder escolheu Goiás para criar sua família e fincar sua história. Mercê de sua natureza que respirava contestação, sofreu enormes perseguições por parte dos mandatários da época. Durante a ditadura, o jovem advogado João Neder foi detido 22 vezes. Em uma delas, prenderam-no em frente ao hospital no qual o filho, Alex Neder, hoje um dos maiores criminalistas de Goiás, havia acabado de nascer.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO  / Tributo a João Neder, by Liberato Póvoa

 

Sobre o autor

Graduando em Administração de Empresas pela UFG - Campus Goiânia, crítico das práticas politiqueiras e absolutamente intolerante a corrupção. @regesmaia

Deixe um comentário