Entre em contato

Política

Organização Social que deve assumir escolas em Goiás tem como
atividade apoio à gestão da saúde e UTI móvel.

Publicado

on

O Instituto Brasileiro de Cultura, Educação, Desporto e Saúde – Ibraceds é a única entidade sem fins lucrativo qualificada como Organização Social de Educação em Goiás e que deve assumir a gestão das escolas públicas goianas a partir do ano que vem. A Associação Ibraceds, como é chamada, foi declarada como Organização Social de Cultura e Saúde, no âmbito do Estado de Goiás, por força do Decreto 8.447 do Governador Marconi Perillo (PSDB).

Apesar de declarada apta para a gestão de escolas públicas, a Ibraceds tem como objetivo principal declarado à Receita Federal do Brasil atividades de gestão à saúde, conforme se depreende da consulta realizada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, na página da Receita Federal. A gestão de educação não aparece, sequer, como atividade secundária da Organização Social, que as enumera como sendo Uti Móvel, Serviço de Remoção de Pacientes, Atividades de Jardim Botânicos, Zoológicos, reservas ecológicas e área de proteção ambiental.

Outro dado curioso e divulgado pela página do Movimento de Alunos Secundaristas de Goiânia, que desde a última quinta-feira, 10/12, ocupam algumas escolas estaduais em protesto contra a terceirização da educação em Goiás, diz respeito ao Presidente da OS Ibraceds. Trata-se, segundo o movimento, de  Antonio De Souza Almeida, dono da Editora Kelps e vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás – Fieg, além de, segundo o movimento, homem de confiança do Governador Marconi Perillo.

O instituto que pode herdar a gestão, inicialmente, de 30% das escolas públicas goianas, não tem sede e está instalada no mesmo endereço da empresa do presidente, a Editora Kelps, na Rua 19 no Setor Marechal Rondon, em Goiânia. Constata-se, portanto, que a referida Organização não teria até o momento nenhuma qualificação técnica e nem mesmo jurídica, já que seu objetivo social é diverso daquele pretendido, para a gestão das escolas estaduais goianas.

Continue Reading

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.