Políticos da estatura de Iris Rezende podem coisas que outros não podem

0

Com quase 60 anos de vida pública, o prefeito Iris Rezende é um político que dispensa apresentações. Considerado o maior líder político do Estado e uma das maiores liderança do PMDB, Iris Rezende ocupa uma inalcançável posição na história da política goiana. Duas vezes governador, duas vezes ministro de Estado, Senador, deputado estadual e quatro vezes prefeito de Goiânia, Iris Rezende não tem medo de opinar. Ao contrário, as falas do prefeito da capital goiana, não raramente, abrem debates e impõem a cidadãos e políticos a necessidade de se pensar além, de se buscar entendimentos a partir de suas premissas.

Ao opinar sobre a situação do ex-presidente Lula, o prefeito Iris Rezende mais uma vez surpreendeu e disse o que muito poucos políticos de Goiás e do Brasil se atreveriam a dizer, sobretudo porque não possuem a ilibada trajetória que possui o decano do PMDB goiano. Sumidade na arte da política, Iris foi capaz de expor seu ponto de vista sem atacar o mérito da sentença do Juiz Moro e sem se afastar da coerência que deve nortear os discursos políticos. Falou o que pensa e não ignorou os elementos que, em tese, consubstanciam a enrascada em que se meteu o ex-presidente, demonstrando respeito pelas instituições e pela separação dos poderes, atitudes crassas de um digno democrata.

Hipocrisia e oportunismo são práticas que não encontram guarida na vida política de Iris Rezende. Isso ficou muito claro em sua visita de cortesia ao presidente Michel Temer, amigo de longa data. Sem máculas na carreira, livre de acusações e denúncias, Iris Rezende pode transitar em locais que para muitos seria proibido. Ao prestar solidariedade ao amigo e presidente da República, Iris demonstrou altivez e coragem de expor ao Brasil a sua opinião sobre aquilo que ele entende ser o melhor para o País no momento, sem se preocupar com o juízo dos que vivem à sombra do poder. Iris não busca holofotes, não está em campanha e tem um passado e um presente que lhe dão autoridade moral para transitar em qualquer ambiente sem que lhe respinguem gotejos de dúvidas quanto a sua idoneidade.  É fato que isso é para poucos!

Sobre o autor

Graduando em Administração de Empresas pela UFG - Campus Goiânia, crítico das práticas politiqueiras e absolutamente intolerante a corrupção. @regesmaia

Comments are closed.