Connect with us

Cidades

Coreto da Praça Cívica, monumento histórico que faz parte do acervo Art Déco de Goiânia, é restaurado e entregue à população

O espaço, que foi palco de vários eventos políticos, sociais e culturais na capital desde 1942, quando foi inaugurado, está localizado no canteiro central que separa as duas pistas do anel que circunda a Praça Cívica, no centro de Goiânia.

Published

on

Iniciadas no início de setembro do ano passado, as obras de restauração do Coreto da Praça Cívica foram concluídas esta semana. Os trabalhos foram realizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A autorização para a restauração foi dada pelo prefeito Iris Rezende em maio de 2019, em evento realizado no Paço Municipal. A ação faz parte do projeto de resgate e valorização do acervo Art Déco da capital, o segundo maior conjunto arquitetônico do gênero no mundo.

O Coreto, um dos principais edifícios representativos da arquitetura Art Déco de Goiânia, foi inaugurado em 1942 por ocasião do batismo cultural da cidade. O local foi palco dos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais da nova capital por vários anos. Em 2003, foi tombado pelo Iphan como patrimônio histórico e parte do acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia.

O conjunto urbano de Goiânia tombado em 2003 é composto de 22 edifícios e monumentos públicos, concentrados em sua maioria no centro da cidade, e o núcleo pioneiro de Campinas, antigo município e atual bairro da capital goiana. Entre essas edificações, destacam-se o Cine Teatro Goiânia e a Torre do Relógio da Av. Goiás, de 1942, que também passa por um processo de restauração.

O Relógio da Avenida Goiás

Projetado por Américo Vespúcio Pontes, o Relógio localiza-se no início do canteiro central da Avenida Goiás, partindo da Praça Cívica. No alto dele há desenhos geométricos, verticais, horizontais e diagonais, e, sobre o mostrador, um elemento vazado com curvas sinuosas.

O monumento é um dos mais antigos pontos de referência de Goiânia e um símbolo importante da influência Art Déco na cidade. Funcionando durante muito tempo de forma precária, foi consertado pela primeira vez em 1984 e hoje funciona perfeitamente. A obra é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual como acervo arquitetônico e urbanístico em Art Déco de Goiânia e faz parte do conjunto tombado nacionalmente.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar. Shared By Fancy Text Generator