Entre em contato

Cidades

Cultura no lixo: acervo da biblioteca de Pedro Ludovico está sendo jogado fora.

Publicado

on

Acervo da biblioteca do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, está sendo jogado no lixo. A falta de conservação e cuidados fizeram com que as obras, algumas do fim do século 19, fossem expostas as intempéries e se tornassem imprestáveis. Essas obras permaneciam expostas no Museu Pedro Ludovico, a antiga casa do ex-governador, na Rua Dona Gercina Borges, no Centro de Goiânia.

O prejuízo para a cultura goiana é incalculável. Exemplares únicos, que faziam parte da biblioteca particular de Pedro Ludovico Teixeira, simplesmente serão descartados. Segundo a denúncia que livro plt 3recebemos, todas as tardes o pessoal responsável pelo acervo “está sob as mangueiras do quintal da casa de Pedro Ludovico avaliando os estragos e catalogando os livros que serão descartados”.

“Vocês não têm noção do prejuízo histórico para Goiás”, diz a pessoa que faz a denúncia. Livros como  “A Formação Histórica do Brasil”, de Pandiá Calógeras e Código do Processo do Império do Brasil, de 1874, são algumas das obras perdidas pela má conservação, que atinge todo o acervo da biblioteca.

A indignação no meio cultural goiano é geral. Inadmissível que o Estado tenha sido omisso na preservação de seu acervo histórico. Isso tem um elevado e inestimável preço para todos os goianos.

 

 

Continue Reading

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.