Entre em contato

Política

Execução orçamentária responsável e comunicação eficiente colocam Goiânia no topo do ranking de transparência no combate à Covid-19

A capital goiana ocupa o 4° lugar no ranking elaborado pela ONG Transparência Internacional, que avalia periodicamente como os portais de transparência dos 26 estados, do Distrito Federal, das capitais e, agora, do governo federal trazem informações sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil.

Publicado

on

Ranking da ONG Transparência Internacional, publicado nesta sexta-feira, 31/07, mostra Goiânia entre as cinco capitais brasileiras com os melhores conceitos em transparência dos gastos públicos para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Empatada com Rio Branco-AC e Belo Horizonte-MG, a capital goiana ocupa a quarta colocação no ranking que mede a transparência dos gastos emergenciais dos entes públicos para o combate à Covid-19.

O estudo divulgado pelo importante organismo de combate à corrupção no mundo aponta que a gestão Iris Rezende tem sido eficiente na execução orçamentária para o combate à pandemia, ao mesmo tempo que realiza um eficiente trabalho de comunicação para divulgar os gastos e investimentos na saúde da população. Em uma escala de 0 a 100, o município de Goiânia obteve nota 98,7 e está classificado na categoria “ótimo”, com informações claras e acessíveis sobre as contratações emergenciais para o combate à Covid-19.

Quanto aos números da pandemia, Goiânia continua figurando entre as sete capitais brasileiras com os menores índices de mortes por coronavírus proporcionais à sua população. Com 447 óbitos registrados até a tarde de ontem, 30/07, a capital goiana detém um índice de 29,8 mortes por cada grupo de 100 mil moradores, algo em torno de 32% menor do que o índice Brasil, que é de 43,62 óbitos por cada grupo de 100 mil habitantes.

O índice de curados/recuperados da doença também chama atenção: 86% dos infectados venceram a Covid-19. 2% continuam internados e 9% estão sendo monitorados. A taxa de letalidade da doença em Goiânia é de 2,67% do número de infectados, que somavam 16.732 casos registrados de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saude.

A Prefeitura ampliou o número de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 e agora o município conta com 409 leitos, sendo 195 deles de UTIs e 214 de enfermarias.

Acesse o ranking da transparência aqui

 

 

 

 

 

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.