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Política

Governo de Goiás lança sistema de pré-cadastro e agendamento para vacinação contra Covid-19

Medida visa evitar filas e aglomerações. Quem pertencer ao grupo prioritário da vez, agendará imediatamente o dia, hora e local para receber a dose. Pessoas sem acesso à internet, deverão procurar diretamente um posto de saúde

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O Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES-GO) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), lançou, nesta segunda-feira (08/01), uma ferramenta para pré-cadastro e agendamento da vacinação contra a Covid-19. O “Vacina Goiás” visa evitar aglomerações nos postos e organizar o acesso da população goiana às doses. A plataforma está disponível via web, no site www.go.gov.br/vacinagoias. O pré-cadastro não é obrigatório. Quem não tiver acesso à internet ou domínio da tecnologia e pertencer aos grupos prioritários elegíveis para imunização nesta etapa, deve procurar uma sala de vacina, garantindo a proteção contra o coronavírus. Todos os 246 municípios podem participar, mas antes precisam aderir ao sistema gratuito.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, explicou que, conforme determinado pelo governador Ronaldo Caiado, a gestão estadual trabalha para evitar aglomerações nos locais em que são disponibilizadas as vacinas. “Há este campo específico para o pré-cadastramento da vacinação disponível no portal do governo, de forma que a pessoa insere seus dados e terá a unidade disponível para que possa vacinar com o mínimo de aglomeração possível”, afirmou Alexandrino. Conforme o secretário, o pré-cadastro não é obrigatório, mas facilita e organiza o trabalho. “Não perderemos a oportunidade de vacinar um idoso que esteja na faixa etária, que, porventura, não fez o pré-cadastro e chegou à unidade”, completou.

Cadastro

Para garantir a segurança de todos os goianos, o agendamento é 100% digital. Para começar, a pessoa deve acessar www.go.gov.br/vacinagoias. Se ainda não tiver o login do Governo Federal, será preciso criá-lo clicando no link “Entrar com gov.br”. Em seguida, clique em “Crie sua conta gov.br”. Existem seis opções de cadastro e o cidadão poderá escolher qualquer uma delas.

Se optar, por exemplo, se cadastrar pelo número do CPF, selecione esta opção para que uma nova página seja aberta para completar os espaços com os dados cadastrais. Em seguida, será preciso validar as informações respondendo três perguntas que estão na tela.

Depois é só ativar o cadastro. Para isso a pessoa vai receber um código por mensagem de celular ou por e-mail. Insira os números recebidos e, por fim, cadastre uma senha. Ao terminar, o usuário será direcionado para a página de pré-cadastro e, se pertencer ao grupo prioritário da vez, poderá agendar a vacinação.

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