Entre em contato

Política

Iris entrega revitalização da Praça do Cruzeiro e espaço já é considerado o novo cartão postal de Goiânia

Em mais uma etapa do programa de resgate histórico de Goiânia e revitalização dos principais espaços públicos da Capital, a Praça originalmente batizada de Comendador Germano Roriz ganhou nova fonte luminosa com cascata, áreas de convivência e parque infantil.

Publicado

on

Uma das primeiras praças de Goiânia, construída em 1947 e palco da primeira missa cultural celebrada na capital, a Praça Germano Roriz, mais conhecida como Praça do Cruzeiro, foi totalmente revitalizada e entregue à população na tarde da última sexta-feira pelo prefeito Iris Rezende. O espaço já é considerado o mais novo cartão postal de Goiânia dada a sua exuberância e beleza, fruto do trabalho desenvolvido pela atual gestão municipal.

O resgate desse importante patrimônio histórico de Goiânia faz parte do projeto “Reviva Goiânia”, que teve início com a revitalização da antiga Estação Ferroviária, depois com a requalificação da Rua do Lazer, no Centro, e restauração do Coreto da Praça Cívica. Para Iris Rezende, essas ações da administração pública municipal são uma demonstração de respeito à história de Goiânia e aos pioneiros que ajudaram a construir a capital.

“Goiânia tem seus pontos estratégicos, que relembram os esforços de toda uma geração. Numa época de dificuldades, construíram, aqui no centro do Brasil, esta cidade maravilhosa. Por isso, é motivo de orgulho resgatar essa história, ao mesmo tempo que homenageamos os nossos antepassados ao entregarmos esse espaço que já é admirado por todos”, disse.

A nova Praça do Cruzeiro teve preservado o seu monumento histórico e a fonte, localizada no extremo sul da praça, foi toda revitalizada, a qual passou a contar com um mirante de contemplação com visão para a região norte da cidade, uma cascata e um espelho d’água, tudo equipado com iluminação especial.

A praça, que tem 17 mil metros quadrados, ganhou, também, cinco novas áreas de convivência, com bicicletário e playground. Para facilitar o acesso ao local, foram instaladas duas lombofaixas, que auxiliam na redução de velocidade dos veículos que transitam no entorno da praça.

A secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação, pasta responsável pela obra de requalificação e restauração da Praça, Zilma Peixoto, lembrou que o projeto Reviva Goiânia tem o objetivo de valorizar a história da capital e resgatar a arquitetura e os pontos históricos da cidade.

“A Prefeitura busca, com essas ações de revitalização e restauração dos seus monumentos, resgatar o seu patrimônio histórico, permitindo que os cidadãos goianienses abracem essa história e àqueles que aqui chegam possam também contemplar toda essa beleza que temos para mostrar”, pontua.

História

Germano Roriz, que dá nome à praça, foi o primeiro funcionário público a residir com sua família na nova capital goiana. Roriz, que foi agraciado com a comenda de Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno do Papa João XXIII, foi um grande ativista social-cristão. Ele nasceu em Luziânia, Goiás, no dia 28 de maio de 1899 e faleceu em 10 de setembro de 1968.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.