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Política

Iris Rezende vai terminar mandato reconhecido como um gestor moderno que implantou na capital o conceito Goiânia 4.0

Desde que assumiu o comando do Paço Municipal, o prefeito Iris Rezende (MDB) atuou para informatizar todas as áreas da administração, o que tornou mais ágeis e eficientes os serviços prestados pela Prefeitura aos goianienses, mesmo diante da pandemia.

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Nos últimos anos, a tecnologia tem sido usada como importante ferramenta para facilitar a administração de recursos públicos, simplificar processos e aperfeiçoar a prestação de serviços ao cidadão. Neste cenário, Goiânia é um bom exemplo de como a gestão municipal soube lançar mão de instrumentos tecnológicos para garantir mais qualidade de vida à população.

Desde que assumiu o comando do Paço Municipal, o prefeito Iris Rezende (MDB) tem implantado o conceito Cidade 4.0, para informatizar todas as áreas da administração, o que tornou mais ágeis e eficientes os serviços prestados pela Prefeitura aos goianienses, mesmo diante da pandemia.

“A humanidade vem experimentando evoluções extraordinárias nas áreas de ciência e tecnologia, tudo mudou e temos que aproveitar esse avanço para facilitar a vida da população”, destacou Iris na ocasião do lançamento do aplicativo Saúde Fácil.

O app é um exemplo de inovação da gestão irista. Por meio dele, o cidadão pode realizar o agendamento de consultas para a rede pública municipal de saúde e ter acesso a um atendimento gratuito e de qualidade.

Os investimentos em inovação tecnológica, realizados desde 2017, quando Iris assumiu o Paço, têm se mostrado fundamentais, sobretudo agora, no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Com a informatização, os cidadãos continuaram tendo acesso irrestrito aos serviços prestados pela gestão e, também, às informações referentes aos gastos públicos da capital.

A criação do novo site da Prefeitura de Goiânia foi fundamental nesse processo. O portal é completo, traz notícias e serviços oferecidos à população, e conta também com o bot (inteligência artificial que se comunica com o usuário ao entrar no site). É um canal direto com o cidadão e que está sempre aberto e pronto para interação.

Gestão conectada com as demandas sociais

A Prefeitura de Goiânia está na palma da mão, a um clique do cidadão. Não tem segredo: em sua grande maioria, os serviços prestados pela gestão municipal podem ser acessados ou agendados pelo celular, de maneira simples e rápida.

Ao lançar aplicativos desenvolvidos pela prefeitura, o prefeito Iris Rezende ressaltou que “eles visam conectar a gestão com seus cidadãos e melhorar a eficiência do trabalho por meio da tecnologia da informação”. Segundo ele, a cidade cresce e, a cada dia, há a necessidade de um aprimoramento dos serviços oferecidos pela administração municipal. Assim, avalia, o município precisa continuar avançando na tecnologia para dar respostas à população.

Além do Saúde Fácil, foram criados, a partir do conceito de Cidade 4.0, os aplicativos Prefeitura 24 horas e Goiânia contra a Dengue. A atual gestão foi responsável também pela criação e expansão do Programa Família Fácil, que consiste num conjunto de iniciativas que facilitou o acesso às licenças e alvarás expedidos pela prefeitura.

Menos burocracia

O Família Fácil engloba uma série de serviços que desburocratizam e facilitam a vida de pessoas físicas e empresários, como: Alvará Fácil; Licença Ambiental Fácil; Remembra e Desmembra Fácil e o Empresa Fácil. Por meio dessa ferramenta, é possível solicitar desde o pedido de análise de projetos arquitetônicos, com prazo 90% menor, até a obtenção de alvará de funcionamento e da Vigilância Sanitária, com maior agilidade.

Neste ano, o Família Fácil ganhou mais um integrante: o Amma+Fácil, de licenciamento ambiental, que envolve fornecimento de licença prévia e instalação de obras no município. Com o novo programa, o objetivo da prefeitura é transformar um processo físico em digital, promover a sustentabilidade, e agilizar a emissão da licença, gerando economia aos cofres públicos e à população.

As solicitações e os processos podem ser acompanhados digitalmente, o que garante a lisura na tramitação dos pedidos recebidos pela administração pública.

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