Entre em contato

Direito e Justiça

Ministério Público quer R$ 1 bilhão do ex-governador Marconi Perillo

Publicado

on

Em nova ação civil pública por ato de improbidade administrativa, assinada pela promotora de Justiça Villis Marra, em substituição na 57ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, o Ministério Público de Goiás pediu à justiça o bloqueio de bens do ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) até o limite de R$ 1 bilhão. A ação refere-se à concessão supostamente irregular de incentivos fiscais na modalidade de outorga de ICMS a empresas do setor alcooleiro em Goiás.

Segundo apontado na peça do MP-GO, no ano de 2012, Perillo encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás projeto de lei para alterar a redação do artigo 3º da Lei 13.246/1981, autorizando o chefe do Poder Executivo a conceder crédito outorgado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às indústrias do setor alcooleiro enquadrados no programa Fomentar e Produzir. O percentual a ser estabelecido em regulamento poderia ter como limite máximo de 60% sobre o saldo devedor do valor que seria obtido, caso a responsabilidade pelo imposto nas operações com álcool anidro fosse da indústria.

De acordo com a promotora, no entanto, o então governador de Goiás Marconi Perillo teria descumprindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal ao não apresentar o relatório detalhado das compensações decorrentes das renúncias de receitas, tampouco informou o  impacto orçamentário-financeiro do benefício para os anos de 2012, 2013 e 2014. Também não se comprovou que o benefício fiscal previsto no projeto que resultou na Lei nº 17.640/2012 estava em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012.

A medida de bloqueio dos bens deverá recair, solidariamente, sobre o ex-governador e as empresas Brenco Companhia Brasileira de Energia Renovável (atualmente em recuperação judicial), São Martinho S.A., BP Bioenergia Tropical S.A., SJC Bioenergia Ltda (Quirinópolis e Cachoeira Dourada), Cambuí Açúcar e Álcool Ltda., Rio Claro Agroindustrial S.A., Jalles Machado S.A., Goiasa Goiatuba Álcool Ltda., Floresta S/A Açúcar e Álcool, Vale do Verdão S/A Açúcar e Álcool, Usina Panorama S.A., Cooperativa Agroindustrial Rubiataba Ltda., Usina Nova Gália Ltda., CRV Industrial Ltda., Vale Verde Empreendimentos Agrícolas Ltda (em recuperação judicial), BP Bioenergia Itumbiara S.A., Anicuns S.A. Álcool e Derivados (em recuperação judicial), Energética Serranópolis Ltda., Denusa Destilaria Nova União S.A. (em recuperação judicial), Uruaçu Açúcar e Álcool Ltda., Usina Goianésia S.A., Usina Serra do Caiapó S.A., Usina São Paulo Energia e Etanol S.A.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.