Connect with us

Cidades

Motoristas da Uber contestam manipulação do aplicativo e dizem que preços mais altos se devem a tarifa dinâmica

Published

on

Depois da publicação da reclamação de usuários insatisfeitos com cobranças muito acima do normal pelo aplicativo de transporte individual Uber, em Goiânia, alguns motoristas entraram em contato com o Blog a fim de esclarecerem o ocorrido. De acordo com eles, seria praticamente impossível a manipulação da demanda pelos motoristas, uma vez que seria necessário que praticamente a totalidade de motoristas parassem ao mesmo tempo para que o sistema fosse afetado.

No último dia 31, especialmente, alguns usuários do aplicativo reclamaram que a Uber estaria cobrando até 300% a mais por alguns trajetos, o que levantou a suspeita de manipulação. Os motoristas, no entanto, dizem que o próprio sistema da Uber utiliza um algorítimo para identificar as zonas onde a demanda é maior e, para estimular os parceiros, aumenta a tarifa nessas zonas, com a finalidade de que o usuário seja atendido e o serviço normalizado. “As zonas de maior demanda são assinaladas no mapa e a tarifa dinâmica estimula os motoristas a se deslocarem para essas zonas, pois se não houvesse a compensação tarifária dificilmente o motorista se disporia a atender esses usuários”, diz um parceiro da Uber.

“Quando a procura é alta, a tarifa dinâmica aumenta as tarifas de forma incremental. Para os utilizadores, a tarifa dinâmica ajuda a garantir que um veículo esteja disponível. Para os parceiros, a tarifa dinâmica aumenta o valor das tarifas e consequentemente o rendimento. Adicionalmente, algumas áreas da cidade poderão ter tarifa dinâmica e outras não”, diz a Uber em seu canal na internet. A tarifa dinâmica só seria suspensa em caso de desastres naturais e quando fosse decretado estado de emergência na cidade.

O problema, que é quase um consenso entre os motoristas, é o fato de que a tarifa dinâmica pode elevar os preços das corridas a níveis impraticáveis pelo usuário. Na opinião deles, esse sobrepreço ocasionado pela relação maior demanda versus menos oferta não deveria exceder a 100% de uma corrida normal.

Continue Reading

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar. Shared By Fancy Text Generator