Entre em contato

Artigo de Opinião

“Pitacos rasos e infrutíferos” – por Sinésio Dioliveira

“É ingenuidade pensar que certos pitacos políticos, construídos com ideias frágeis, possam ajudar fulano ou beltrano, de maneira a induzir os leitores a se jogarem nos braços da pessoa da preferência do escriba”.

Publicado

on

Tenho observado de um lado o uso do fato de o prefeito Iris Rezende não declarar apoio a Maguito Vilela para servir como justificativa de que Maguito não é um bom candidato, pois, se o fosse, Iris externaria sua vontade. Acho frágil isso, não vejo êxito nessa ação.

Melhor que declarar apoio a Maguito é o que Iris lhe deixa como herança: uma gestão em pleno vapor, com várias obras já realizadas (e muitas em fase de realização), pagamento do funcionalismo público pago até antes do dia. E junto a isso a frota de carros e equipamentos novos adquiridos recentemente.

Esses aspectos é que consolidam a herança benigna que Iris vai deixar. Se não fosse isso, nem a ida de Maguito a Muquém a pé como promessa da viabilização de sua candidatura adiantaria. Estivesse a gestão de Iris mergulhada em problemas, a possibilidade de êxito de Maguito seria bem complicada, haja vista que ele, como integrante do mesmo partido de Iris, seria visto como a continuação dos problemas da gestão. No entanto, como a rotina da gestão é de eficiência, Maguito também pode ser visto como o candidato da continuidade do trabalho de Iris.

Por outro lado, tenho observado que estão usando o fato de Vanderlan Cardoso ter trocado muitas vezes de partido como nódoa para queimá-lo. Isso é tiro traque numa luta que exige um arsenal de ideias criativas. Nessa linha de raciocínio, Maguito pode também ser criticado: por ter trocado seu domicílio eleitoral de Aparecida para Goiânia.

Os que querem ajudar o candidato de sua preferência precisam engavetar os adjetivos purpurinados, pois estes podem exagerar no brilho e gerar uma sombra gigante. Machado de Assis faz uma alerta sobre tal classe gramatical de palavra: “Os adjetivos passam, e os substantivos ficam”.

Sinésio Dioliveira é jornalista

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.