Entre em contato

Política

Pelo 4º ano consecutivo, Goiânia figura entre as cidades
mais violentas do mundo.

Publicado

on

Pelo quarto ano consecutivo, Goiânia, capital do Estado de Goiás, aparece no ranking das cidades mais violentas do mundo. Em 2012 a cidade era a 34ª onde mais se mata no mundo. Em 2013 avançou no ranking e ocupou a 21ª posição. Um ano mais tarde, em 2014, foi a 23ª e agora, em 2015, Goiânia figura na 29ª posição ao lado da vizinha Aparecida de Goiânia.

Os dados são da Ong Mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal. O índice de homicídios apurado para Goiânia e Aparecida foi de 43,38 assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes. A capital venezuelana Caracas lidera o ranking com taxa de 119,87 homicídios por 100 mil moradores. O aceitável pela Organização Mundial da Saúde é 10 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes. Acima disso é considerado epidemia de homicídios.

De acordo com a estatística oficial da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, ocorreram, no ano passado, 553 homicídios na capital. Esse número, no entanto, pode ser maior, já que a estatística oficial não considera homicídio o crime de latrocínio, que é o crime onde o bandido mata para roubar. Até outubro de 2015 o número de latrocínios em Goiânia era de 18 ocorrências.

Umas das marcas mais nefasta da administração tucana em Goiás tem sido, sem dúvidas, a insegurança pública, cuja consequência é um número absurdo de homicídios em todo estado e, principalmente, na capital, Goiânia. Sem investimentos na área e um efetivo policial, tanto militar quanto civil, abaixo do mínimo necessário, a violência explodiu no estado. Em 1998 o estado era apenas o 18º mais violento do país e em 2014 alcançou a triste 4ª colocação no ranking dos estados onde mais se mata no Brasil.

Continue Reading

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.