Connect with us

Política

Prefeito Iris Rezende deve vetar projeto de lei da Câmara que proibiu aumento progressivo do IPTU em Goiânia

Published

on

Em entrevista concedida ao fim de reunião com o governador em exercício, José Vitti, o prefeito Iris Rezende afirmou que deve vetar o projeto de lei aprovado na Câmara, de autoria do vereador Elias Vaz, que alterou o artigo 5º da Lei 9.704/2015 e proibiu o aumento progressivo do IPTU acima da inflação, medida que vigorava desde 2016. De acordo com o prefeito, o veto é medida que se impõe, já que o município terá sérios problemas se renunciar ás receitas previstas com a correção do valor do imposto.

Levantamentos estimam que o impacto da medida aprovada pelos vereadores no orçamento 2018 do município de Goiânia seria de aproximadamente R$ 180 milhões, algo em torno de 4,5% da receita total estimada para o exercício. Segundo Iris Rezende, a questão de tributo é muito complexa, principalmente no momento que o país vive. “O governo federal está enfrentando, talvez, a mais séria crise financeira dos últimos anos, os governos estaduais e as prefeituras também. Nós não podemos brincar de fazer vantagem com redução de tributos. Temos que ser justos, mas a única força que movimenta a administração é o tributo”, explicou.

O veto do prefeito ao projeto do vereador Elias Vaz estaria fundamentado, também, no fato de que a mudança no cálculo do IPTU e ITU para o próximo ano altera diretamente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada pela própria Câmara em julho próximo passado, que contemplou a previsão de receitas do município levando-se em consideração o reajuste dos impostos de acordo com o que previa a Lei 9.704 de 2015. “A previsão de receitas para 2018, que constam na LDO aprovada pela própria Câmara em julho passado, contemplam o aumento do IPTU. Não tem o menor sentido a própria Câmara vir agora, depois de aprovado o orçamento, retirar receitas do município. É uma incoerência que coloca em risco a manutenção da máquina e os investimentos previstos”, diz o prefeito.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar. Shared By Fancy Text Generator