Entre em contato

Política

Projeto do vereador Clécio Alves retira nome de Washington Novaes de parque ambiental no Vera Cruz II

Desejo de homenagear o ambientalista, escritor e jornalista morto em agosto do ano passado, após passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor, partiu do então prefeito de Goiânia Iris Rezende, que fez questão de dar o nome Washington Novaes ao parque ambiental construído no Conjunto Vera Cruz II, região Oeste de Goiânia

Publicado

on

Evento de inauguração do Parque Municipal Grande Vera Cruz Jornalista Washington Novaes, realizada no dia 29 de dezembro de 2020.

Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Goiânia, de autoria do vereador Clécio Alves (MDB), pretende retirar o nome do ambientalista, escritor e jornalista Washington Novaes do parque ambiental construído no Conjunto Vera Cruz II, na região Oeste de Goiânia, inaugurado pelo ex-prefeito Iris Rezende em dezembro do ano passado.

O Parque Municipal Washington Novaes está localizado no cruzamento das ruas Monsenhor Aldorando Mendes e Gercina Borges Teixeira, no setor Vera Cruz II, região Oeste de Goiânia. A unidade de conservação conta com pista de caminhada, playground, estação de ginástica, quadra poliesportiva e espaço de convivência. O projeto do parque foi doado pelo arquiteto Gabriel Henrique, auxiliado pelas arquitetas Thatyanne Moraes, Elaine Rodrigues e Carlos Henrique e nasceu do empenho do líder comunitário Rodrigo Prado, morador da região.

Em 28 de agosto do ano passado, o então prefeito Iris Rezende enviou à Câmara Municipal de Goiânia o projeto de lei com o objetivo de denominar Parque Municipal Grande Vera Cruz Jornalista Washington Novaes a parque localizado no Conjunto Vera Cruz II, em Goiânia. O parque chegou a ser inaugurado pelo prefeito Iris Rezende e pelo então presidente da AMMA, Gilberto Marques Neto, no dia 29 de dezembro último.

Em novembro de 2020, no entanto, o vereador Clécio Alves havia apresentado novo projeto mudando a denominação do parque, com o objetivo de homenagear um antigo morador da região, um policial militar que morreu em 2018. Se aprovado o projeto do emedebista, o parque passará a ser denominado de “Parque Municipal Sargento David Luiz Rodrigues”.

Parecer da área jurídica da Câmara Municipal, datado de 2 de dezembro de 2020, negou prosseguimento ao projeto apresentado pelo vereador, uma vez que já existia propositura idêntica tramitando na Casa, justamente o PL de autoria do então prefeito Iris Rezende, que dava ao parque o nome do escritor e jornalista goiano.

Em janeiro deste ano, no entanto, o atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, pediu à Câmara a restituição de todos os projetos de autoria do executivo em curso na Casa para análise. Com isso, o projeto de autoria do vereador Clécio Alves pôde, então, seguir tramitando e já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Habitação, Urbanismo e Ordenamento Urbano, restando o plenário.

Moradores da região ouvidos pelo Blog manifestaram repúdio à propositura do vereador Clécio Alves e alegaram interesse político do emedebista, já que o parque teria sido concebido, construído e inaugurado sem que o vereador tivesse participado de qualquer uma das suas etapas.

Washington Novaes foi um dos principais nomes do jornalismo ambiental.  O seu trabalho, premiado internacionalmente. popularizou a temática ambiental e indigenista muito antes do assunto virar tema de editorias especializadas. Novaes foi editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional e passou pelas principais redações do país, como Veja, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. No último veículo, publicou colunas entre 1997 e 2019, sendo a última em janeiro de 2019, sobre a mudança da Funai para o Ministério da Agricultura, reforma promovida pelo presidente Jair Bolsonaro logo no começo do mandato.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.