Entre em contato

Direito e Justiça

Revista VEJA diz que Marconi Perillo (PSDB) lidera ranking de
processados no STJ.

Publicado

on

A notícia foi publicada em novembro de 2014 na Coluna Radar da Revista Veja, assinada pelo jornalista Lauro Jardim, mas os fatos são atuais, já que continuam os trâmites legais.

Intitulada “Líder do Ranking”, a matéria informa sobre os processos contra Governadores, pendentes no Superior Tribunal de Justiça. “O STJ tem 33 denúncias, inquéritos e ações penais em tramitação contra governadores. O levantamento foi feito a pedido de Francisco Falcão, que pretende acelerar em 2015 o julgamento das ações envolvendo autoridades”, diz Jardim.

“O ilustre Marconi Perillo encabeça a lista de casos pendentes no tribunal, com uma denúncia e dois inquéritos. Eram quatro casos, até duas semanas atrás, mas o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, conseguiu livrá-lo de uma queixa-crime por calúnia, apresentada por Iris Rezende”, completa o jornalista.

Dez meses depois, a situação continua a mesma. Um dos inquéritos que tramitam naquela casa contra o Governador de Goiás, inquérito 787-GO, foi aberto por iniciativa do Procurador Geral da República em 2012 e apura o suposto envolvimento de Perillo no esquema desbaratado pela Operação Monte Carlo da Polícia Federal.

O outro é oriundo do Supremo Tribunal Federal e foi aberto quando Perillo ainda ocupava o cargo de Senador, em 2010. Ele é suspeito de ter recebido R$ 2 milhões de propina de frigoríficos quando governou o Estado (1999 -2006).  A investigação contra o atual Governador de Goiás é um desdobramento da Operação Perseu, realizada pela Polícia Federal em 2004, que prendeu 12 pessoas envolvidas em esquema de sonegação fiscal de R$ 150 milhões praticada por frigoríficos. Interceptações telefônicas realizadas pela PF revelam conversas entre quatro empresários do ramo que discutiam subornar Perillo, segundo a investigação, para que o governo modificasse leis estaduais em benefício do setor.

Eleito em 2010 para o terceiro mandato como Governador do Estado, o processo foi remetido ao STJ, foro competente para processar e julgar governadores de estado. Os advogados de Perillo dizem que ele é inocente.

Continue Reading

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.